terça-feira, 28 de novembro de 2017

A colonização na América portuguesa

       A colonização na América portuguesa
°Os primeiros contatos
Em 22 de abril de 1500, uma esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ás terras que hoje formam o sul do estado da Bahia. No dia seguinte, os portugueses avistaram um grupo de indígenas na praia e desembarcaram para estabelecer os primeiros contatos.
°Os indígenas                                                                                                
Os indígenas com os quais os portugueses estabeleceram os primeiros contatos eram tupiniquins. Eles falavam a língua tupi e habitavam o litoral do território que hoje forma o Brasil. Os tupiniquins vivem em aldeias compostas por cinco a dez grandes habitações organizadas de maneira circular,com pátio central.
Além dos tupiniquins,outros povos indígenas habitavam a costa brasileira no século XVI, entre eles tremembés, potiguares, caetés, bororos, tupinambás, aimorés, tamoios, guaranis e charruas. Cada um desses povos tinham seu próprio modo de vida,seus costumes e tradições, enfim, sua própria cultura
°As feitorias
Nos primeiros anos após a chegada da expedição de Cabral ao território dos indígenas, os portugueses demonstraram pouco interesse em ocupá-lo
°O pau-brasil
Entre os produtos que interessavam aos portugueses estavam a farinha de mandioca,produzida pelos indígenas, e também animais, como araras e macacos. No entanto, o produto que mais chamou a atenção dos portugueses foi o pau-brasil.A madeira dessa árvore, de cor avermelhado, era usada na Europa para a extração de um pigmento para tingir tecidos, que tinha um alto valor comercial.
°O escambo
Desde que aqui chegaram, os portugueses precisaram de ajuda dos indígenas para explorar o pau-brasil. Para conseguir a colaboração deles, os portugueses começaram a realizar um tipo de comércio baseado em trocas, conhecido como escambo.
Os indígenas cortavam, transportavam a armazenavam as toras de pau-brasil nas feitorias, deixando-as prontas para serem embarcas nos navios. Em troca,eles recebiam objetos e ferramentas que não conheciam, como facas, foices e machados
°A presença de outros europeus
As riquezas naturais  existentes nas terras dos indígenas não interessavam somente aos portugueses.
Para tentar garantir a posse da terras brasileiras, os portugueses, então, deram início à colonização do território.
°As capitanias hereditárias
Para efetivar a colonização do território e fazê-lo gerar riquezas, o governo português decidiu enviar uma expedição colonizadora. Essa Expedição foi chefiada pelo português Martim Afonso de Souza.
A partir de então, o governo português começou a implantar em sua colônia americana o sistema de capitanias hereditárias.
As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terras que foram doados a portugueses de posses. A pessoa que recebia uma capitania era chamado de donatário. Cada donatário era responsável por promover a colonização e tornar produtivas as terras da capitania que lhe fora doada.
No inicio, as capitanias  que mais se desenvolveram  foram Pernambuco, porto Seguro,Ilhéus e São Vicente. Nelas eram cultivados grandes lavouras de cana-de-açúcar, que era utilizada na fabricação di açúcar, produto de alto valor comercial na Europa.
°O Governo-geral
Diante das dificuldades enfrentadas pelos donatários, o rei de Portugal decidiu aumentar a presença portuguesa na Colônia.Com isso,em 1549, foi implantado um governo centralizado no Brasil, chamado Governo-geral. Para ser o primeiro governador-geral, a Coroa portuguesa nomeou Tomé de Souza.
Tomé de Souza Chegou ao Brasil acompanhado de funcionários portugueses para auxiliá-lo no administração da Colônia.
Vieram também soldados e muito trabalhadores, como artesões, carpinteiros e pedreiros. Além desses funcionários,vieram com Tomé de Souza alguns padres jesuítas, que tinham como objetivo converter os indígenas ao catolicismo.
°A escravização de indígenas
Desde o inicio da colonização, os colonos portugueses escravizaram milhares  de indígenas, que foram obrigados a realizar tarefas árduas no dia a dia dos canavias. A maioria dos indígenas, no entanto nunca aceitou essa situação.
°As missões jesuítas
Os jesuítas eram contra a escravização  de povos nativos, e fizeram forte oposição a todos aqueles que utilizavam a mão de obra indígena escrava.
Para catequizar essa população, Os jesuítas organizaram missões em varias regiões di continente americano. Nas missões, Indígenas aprendiam a língua e os costumes portugueses,além de realizaram vários trabalhos agrícolas e artesanais.
°A longa trajetória
Com o aumento da produção de açúcar no Brasil, tornou-se necessários o trabalho de um numero cada vez maior de pessoas. Inicialmente, os portugueses escravizaram os indígenas que aqui viviam. Depois, passaram a comprar pessoas na Áfica e trazê-las para trabalhar como escravas no Brasil.
°Na África
Os africanos eram capturados em suas aldeias e levados para as feitorias próximas aos portos embarque. A compra e o transporte da africanos para o Brasil eram realizados por cor comerciantes portugueses e luso-brasileiro.
°Nos navios
A etapa seguinte era a viagem de navio até o Brasil. Para aumentar os lucros, os traficantes levavam o número excessivo de escravos nos navios.
Nessas viagens, que podiam durar meses, as condições eram precárias e causavam a morte de muitas pessoas.
°Nos mercados
Ao chegar ao Brasil, geralmente aos africanos eram levados para um mercado de escravos. Nesses mercados, eles costumavam receber uma alimentação melhor e alguns cuidados  de saúde com o objetivo de melhorar sua aparência e aumentar o seu preço de venda.
Os escravos, então, ficavam expostos à venda e eram examinados minuciosamente pelos compradores, que procuravam identificar os mais fortes sadios.
°A Situação política
A invasão holandesa no Nordeste brasileiro fez parte de um processo político que envolveu a Espanha, a Holanda e Portugal. Em 1580, com a formação da União Ibérica, o Brasil ficou sob domínio da Espanha.
Em 1581, depois de muitas lutas, os holandeses proclamaram sua independência, que não foi aceita pelos espanhóis.Os holandeses decidiram,então invadir o Brasil, que, por causa de União Ibérica, era considerado território espanhol.
°As invasões no Nordeste
Os holandeses tinham um grande interesse no Nordeste brasileiro, pois, naquela época, os engenhos da Bahia e de Pernambuco eram os maiores produtores de açúcar da Colônia, e o preço desse produto estava em alta no mercado europeu.
Com isso, em 1624, os Holandeses invadiram Salvador, mas encontraram forte resistência da população.
Além disso, os holandeses invadiram e dominaram Angola, na África, para garantir o fornecimento de escravos para trabalhar nos canaviais e engenhos do Nordeste.
°Curiosidades
A catequização dos indígenas, no entanto, acabou modificando seu modo de vida e desorganizando suas sociedades
Os jesuítas se opunham a escravização de indígena e defendiam que fossem reunidos nas missões para serem catequizados

°Video:https://www.youtube.com/watch?v=ckrL4zvwXBI
Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário