terça-feira, 28 de novembro de 2017

A expansão das fronteiras da colônia portuguesa

    A expansão das fronteiras da colônia portuguesa
°A Situação de Portugal com o fim da União Ibérica
A união ibérica, foi a unidade política das coroas espanhola e portuguesa.Durante sua vigência, que durou 60 anos, Portugal foi governado pelos reis espanhóis.
Na época em que recuperou sua autonomia política, Portugal encontrava-se em difícil situação econômica.
Para agravar a situação de Portugal, o Nordeste brasileiro, que era a principal região produtora de açúcar na Colônia sob domínio holandês.
°Retomando o controle da Colônia
Para melhorar a administração da colônia, em 1642 o governo português criou o Conselho Ultramarino. Esse conselho fazia parte de uma política de renovação administrativa do reino português. Sua principal função era manter a coroa informada sobre os assuntos relativos ás suas colônias, como a cobrança de impostos, a manutenção das fortificações e as condições de povoamento.
°A companhias de comércio
Para reforçar o controle sobre o comercio e limitar e participação de estrangeiros nos negócios de colônia, a coroa portuguesa criou as companhaias de comércio
As companhais de comercio, no entanto, não funcionaram como a coroa portuguesa esperava. Em muitos casos elas não cumpriram suas funções e,em outros, estabeleceram preços  abusivos para os produtos, provocando muita insatisção entre os colonos e a eclosão de revoltas.
°A expulsão dos holandeses                                
Além dessas medidas, o governo português fez vários esforços para expulsar os holandeses do Nordeste de colônia e retomar o controle sobre essa região.
Após muitas batalhas, as tropas luso-brasileira finalmente conseguiram, em 1654, expulsar os holandeses do Nordeste.
 °Os Bandeirantes
A capitania de São vincente não se desenvolveu como exportadora de açúcar, como ocorreu com o Pernambuco.O insucesso da empresa açucareira no litoral da capitania de são vincente fez com que muitos colonos subissem a serra do Mar para se estabelecer como agricultores, no planalto de Piratininga, na região onde os jesuítas haviam fundado a vila de São Paulo
Os colonos da vila de são Paulo organizavam expedições que percorriam o interior do território brasileiro em busca de indígenas para escravizar e,também , de minerais preciosos. Essa expedições eram chamadas de bandeiras e seus membros ficaram conhecidos como bandeirantes.
°As bandeiras de preação
As Bandeiras que tinham como objetivo capturar indígenas eram chamadas de bandeiras de preação. Nelas, o numero que participantes chegava a centenas de homens. A principio os bandeirantes faziam alianças como aldeias envolvidas em conflitos com grupos de indígenas rivais, adquirindo delas escravos capturados em guerra. Depois, passaram a atacar aldeias, mesmo antigas aliadas.
Os Indigenas que sobreviveram tiveram que migrar cada vez mais para o interior.
°A procura por minerais preciosos
Desde o inicio da colonização, a coroa portuguesa  estumulo a procura por minerais precioso em solo brasileiro. No entando, a  partir do século XVII, o governo português intensificou a buscar por jazidas de ouro,prata e pedras preciosos, oferecendo prêmios e títulos de nobreza para aqueles que as encontrassem.
°As Bandeiras de prospecção
Para atender a solicitação da coroa portuguesa, os bandeirantes passaram a organizar expedições chamadas bandeiras de prospecção.
Finalmente, em 1693, os bandeirantes paulistas encontraram as primeiras minas de ouro, em uma região próxima a atual cidade de ouro preto,em Minas Gerais.
°A grande de migração
com a descoberta de ouro,teve inicio uma grande migração de pessoas para região das minas. Atraidos pela noticia da descoberta, muitos aventureiros se descolocaram de todas as partes do Brasil, de Portugal e também de outros países
°O controle de Portugal
Com tanta Gente explorando o ouro em 1720  o governo português decidiu criar a capitania de Minas Gerais.
°Motivações
Os conflitos ocorridos no inicio do século XVII tiveram motivações variadas. Em parte, foram causados pela pasada tributação praticada pelo governo português, que se internsificou após a crise enfrentada por Portugal no século XVII.
Entre os principais conflitos desse período estão a Guerra dos Emboabas, a Guerra dos Mascates e a Revolta de Felipe Santos.

°A Guerra dos emboabas
A grande migração de pessoas para a região das minas gerou conflitos. As pessoas recém-chegadas a região entraram em choque com os paulistas, que, por terem descoberto as minas, julgavam-se no direto de explorar o ouro sozinhos.
Por isso, eles tentaram conseguir a exclusividade da exploração junto a coroa portuguesa,que não atendeu aos seus pedidos. Entre 1708 e 1709, tentaram expulsar os forasteiros (apelidados de emboabas), nas foram derrotados.
°Video:https://www.youtube.com/watch?v=zgcMKP5dQjA
Imagens:


A colonização na América portuguesa

       A colonização na América portuguesa
°Os primeiros contatos
Em 22 de abril de 1500, uma esquadra portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ás terras que hoje formam o sul do estado da Bahia. No dia seguinte, os portugueses avistaram um grupo de indígenas na praia e desembarcaram para estabelecer os primeiros contatos.
°Os indígenas                                                                                                
Os indígenas com os quais os portugueses estabeleceram os primeiros contatos eram tupiniquins. Eles falavam a língua tupi e habitavam o litoral do território que hoje forma o Brasil. Os tupiniquins vivem em aldeias compostas por cinco a dez grandes habitações organizadas de maneira circular,com pátio central.
Além dos tupiniquins,outros povos indígenas habitavam a costa brasileira no século XVI, entre eles tremembés, potiguares, caetés, bororos, tupinambás, aimorés, tamoios, guaranis e charruas. Cada um desses povos tinham seu próprio modo de vida,seus costumes e tradições, enfim, sua própria cultura
°As feitorias
Nos primeiros anos após a chegada da expedição de Cabral ao território dos indígenas, os portugueses demonstraram pouco interesse em ocupá-lo
°O pau-brasil
Entre os produtos que interessavam aos portugueses estavam a farinha de mandioca,produzida pelos indígenas, e também animais, como araras e macacos. No entanto, o produto que mais chamou a atenção dos portugueses foi o pau-brasil.A madeira dessa árvore, de cor avermelhado, era usada na Europa para a extração de um pigmento para tingir tecidos, que tinha um alto valor comercial.
°O escambo
Desde que aqui chegaram, os portugueses precisaram de ajuda dos indígenas para explorar o pau-brasil. Para conseguir a colaboração deles, os portugueses começaram a realizar um tipo de comércio baseado em trocas, conhecido como escambo.
Os indígenas cortavam, transportavam a armazenavam as toras de pau-brasil nas feitorias, deixando-as prontas para serem embarcas nos navios. Em troca,eles recebiam objetos e ferramentas que não conheciam, como facas, foices e machados
°A presença de outros europeus
As riquezas naturais  existentes nas terras dos indígenas não interessavam somente aos portugueses.
Para tentar garantir a posse da terras brasileiras, os portugueses, então, deram início à colonização do território.
°As capitanias hereditárias
Para efetivar a colonização do território e fazê-lo gerar riquezas, o governo português decidiu enviar uma expedição colonizadora. Essa Expedição foi chefiada pelo português Martim Afonso de Souza.
A partir de então, o governo português começou a implantar em sua colônia americana o sistema de capitanias hereditárias.
As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terras que foram doados a portugueses de posses. A pessoa que recebia uma capitania era chamado de donatário. Cada donatário era responsável por promover a colonização e tornar produtivas as terras da capitania que lhe fora doada.
No inicio, as capitanias  que mais se desenvolveram  foram Pernambuco, porto Seguro,Ilhéus e São Vicente. Nelas eram cultivados grandes lavouras de cana-de-açúcar, que era utilizada na fabricação di açúcar, produto de alto valor comercial na Europa.
°O Governo-geral
Diante das dificuldades enfrentadas pelos donatários, o rei de Portugal decidiu aumentar a presença portuguesa na Colônia.Com isso,em 1549, foi implantado um governo centralizado no Brasil, chamado Governo-geral. Para ser o primeiro governador-geral, a Coroa portuguesa nomeou Tomé de Souza.
Tomé de Souza Chegou ao Brasil acompanhado de funcionários portugueses para auxiliá-lo no administração da Colônia.
Vieram também soldados e muito trabalhadores, como artesões, carpinteiros e pedreiros. Além desses funcionários,vieram com Tomé de Souza alguns padres jesuítas, que tinham como objetivo converter os indígenas ao catolicismo.
°A escravização de indígenas
Desde o inicio da colonização, os colonos portugueses escravizaram milhares  de indígenas, que foram obrigados a realizar tarefas árduas no dia a dia dos canavias. A maioria dos indígenas, no entanto nunca aceitou essa situação.
°As missões jesuítas
Os jesuítas eram contra a escravização  de povos nativos, e fizeram forte oposição a todos aqueles que utilizavam a mão de obra indígena escrava.
Para catequizar essa população, Os jesuítas organizaram missões em varias regiões di continente americano. Nas missões, Indígenas aprendiam a língua e os costumes portugueses,além de realizaram vários trabalhos agrícolas e artesanais.
°A longa trajetória
Com o aumento da produção de açúcar no Brasil, tornou-se necessários o trabalho de um numero cada vez maior de pessoas. Inicialmente, os portugueses escravizaram os indígenas que aqui viviam. Depois, passaram a comprar pessoas na Áfica e trazê-las para trabalhar como escravas no Brasil.
°Na África
Os africanos eram capturados em suas aldeias e levados para as feitorias próximas aos portos embarque. A compra e o transporte da africanos para o Brasil eram realizados por cor comerciantes portugueses e luso-brasileiro.
°Nos navios
A etapa seguinte era a viagem de navio até o Brasil. Para aumentar os lucros, os traficantes levavam o número excessivo de escravos nos navios.
Nessas viagens, que podiam durar meses, as condições eram precárias e causavam a morte de muitas pessoas.
°Nos mercados
Ao chegar ao Brasil, geralmente aos africanos eram levados para um mercado de escravos. Nesses mercados, eles costumavam receber uma alimentação melhor e alguns cuidados  de saúde com o objetivo de melhorar sua aparência e aumentar o seu preço de venda.
Os escravos, então, ficavam expostos à venda e eram examinados minuciosamente pelos compradores, que procuravam identificar os mais fortes sadios.
°A Situação política
A invasão holandesa no Nordeste brasileiro fez parte de um processo político que envolveu a Espanha, a Holanda e Portugal. Em 1580, com a formação da União Ibérica, o Brasil ficou sob domínio da Espanha.
Em 1581, depois de muitas lutas, os holandeses proclamaram sua independência, que não foi aceita pelos espanhóis.Os holandeses decidiram,então invadir o Brasil, que, por causa de União Ibérica, era considerado território espanhol.
°As invasões no Nordeste
Os holandeses tinham um grande interesse no Nordeste brasileiro, pois, naquela época, os engenhos da Bahia e de Pernambuco eram os maiores produtores de açúcar da Colônia, e o preço desse produto estava em alta no mercado europeu.
Com isso, em 1624, os Holandeses invadiram Salvador, mas encontraram forte resistência da população.
Além disso, os holandeses invadiram e dominaram Angola, na África, para garantir o fornecimento de escravos para trabalhar nos canaviais e engenhos do Nordeste.
°Curiosidades
A catequização dos indígenas, no entanto, acabou modificando seu modo de vida e desorganizando suas sociedades
Os jesuítas se opunham a escravização de indígena e defendiam que fossem reunidos nas missões para serem catequizados

°Video:https://www.youtube.com/watch?v=ckrL4zvwXBI
Imagens:




A colonização na América espanhola

               A colonização na América espanhola
°Conquista e destruição
Quando Cristóvão Colombo chegou à América,em 12 de outubro de 1492, esse continente era habitado por milhões de pessoas.Essa população era composta por diferentes sociedades, cada uma com sua língua,seus costumes e seu próprio modo de vida, Havia desde pequenos grupos habitando as florestas tropicais até grandes impérios.
No caminho aberto por Colombo,vieram conquistadores interessados em riquezas,principalmente o ouro e prata.
°A Chegada de Cortez
A conquista do império Asteca pelos espanhóis foi comandada por um jovem oficial espanhol chamado Hernán Cortez. Ele partiu de Cuba, á frente de um grupo de 100 marinheiros e 600 soldados, e desembarcou em Vera Cruz,no litoral do México,em 1519.
°A prisão de Montezuma           
Os espanhóis, no entanto, aproveitando-se da situação, aprisionaram o imperador, obrigando-o a contar onde estavam escondidos os tesouros dos astecas.
A população asteca, no entanto, só percebeu claramente seu engano quando um fato inesperado deflagrou o conflito:em uma cerimônia religiosa ocorrida durante a ausência de Cortez, os espanhóis fecharam as portas do templo e massacraram cerca de 2000 astecas.
°A tomada de capital asteca
Depois dessa derrota,Cortez buscou reforços principalmente entre os povos indígenas inimigos dos astecas.Com suas tropas reorganizadas, Cortez promoveu um cerco a tenochtitlán e envenenou as fontes de água da cidade.
Durante o cerco,que durou 75 dias, milhares de astecas morreram envenenados ou em razão da fome e das doenças.
°A chegada de Pizarro
Pizzaro chegou á América do Sul em 1532, acompanhado de cerca de 180 homens vestidos com armaduras de metal, trazendo 30 cavalos e muitas armas,como arcabuzes,espadas e canhões
Acompanhado de seus homens e de um grupo de indígenas hostis aos incas, pizzaro partiu para cajamarca
°A colonização espanhola
No período que se seguiu ao das guerras de conquista houve enorme violência contra os indígenas. Os conquistadores queriam enriquecer rapidamente e, por isso, saquearam templos e túmolos
°Os Vice-reinos
Para Organizar a exploração de riquezas nas terras conquistadoras, o governo  espanhol dividiu o território em dois vice-reinos:o da nova Espanha e o do Peru.
Para administrar os territórios conquistados, o governo espanhol enviou vice-reis, que tinham amplos poderes para governar.
Para auxiliar na administração , havia as audiências, que eram tribunais responsáveis pela aplicação da justiça.
°A mineração
A exploração das minas de metais preciosos nas colônias espanholas na América contribuiu para o desenvolvimento econômico da Espanha. Após a conquista e a pilhagem das sociedades indígenas,o governo espanhol investiu na mineração de prata e de ouro.
Após a segunda metade do século XVII, o declínio da mineração aumentou a importância de agricultura e de pecuária nas colônias espanholas
°O trabalho nas colônias espanholas
Embora o trabalho de escravos africanos também tenha sido utilizado, a economia das colônias baseou-se principalmente na exploração da mão de obra indígena.
Na ecomienda,um proprietário de minas ou de fazendas agrícolas pegava tributos à coroa espanhola para adquirir um grupo de indígenas.
°Curiosidades
-Os sobreviventes das guerras de conquista foram incorporados ao processo de colonização
-A conquista e a colonização do continente americano podem ser consideradas como um choque entre dois mundo

 °Video Aula:https://www.youtube.com/watch?v=ErnZ-2AR8iM
°Imagens: